LOGIN JORNALISTAS X


Digite seu nome de usuário e senha para ter acesso ao
nosso catálogo de fontes e banco de pautas.

USUÁRIO
SENHA

Não é cadastrado? Clique aqui.


INDIQUE NOSSO PORTAL X


Compartilhe nosso portal com um amigo.

Seu nome 
Seu email 
Nome do amigo 
Email do amigo 
Sua mensagem 
Digite o código

 Notícias

26/03/2013

Novos Rumos realiza audiência para implantação de Apac masculina em BH




Programa Novos Rumos | 22.03.2013

Marcelo Albert/TJMG

Audiencia publica APAC

Diversos segmentos da sociedade se reuniram para discutir a implantação de uma APAC masculina em BH

A iniciativa busca humanizar o cumprimento das penas privativas de liberdade


 

Belo Horizonte foi palco na última quinta-feira, 12 de março, de uma audiência pública realizada por diversos segmentos da sociedade, entre eles, magistrados, promotores, advogados, defensores públicos, vereador e voluntários para mobilização em prol da implantação de Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) na capital mineira. A audiência foi promovida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), através do Programa Novos Rumos, a Vara de Execuções Criminais de Belo Horizonte, Ministério Público, Defensoria Pública, Pastoral Carcerária de BH, Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Minas Gerais, entre outros.

 

O juiz da Vara de Execuções Criminais de Belo Horizonte, Guilherme de Azevedo Passos ressaltou a importância da audiência pública que buscou unir esforços em torno de um bem comum para a sociedade que é minimizar os delitos criminosos. “O crime é um fenômeno social e o combate deve realizado, também, pela sociedade. O sistema prisional atual já se mostrou falho, devido à reincidência. Ele só castiga e até pode atentar contra a dignidade das pessoas. Já com a adoção do método Apac há o resgate do apenado”.

 

O promotor de Justiça Franklin Higino defendeu que a pena privativa de liberdade é temporária. Acredita que a instalação de uma Apac masculina em Belo Horizonte é um trabalho que vai gerar um esforço grande dos apoiadores do método, contudo, entende que o resultado será extremamente benéfico à sociedade.

 

O vereador de Belo Horizonte Marcelo Aro sustentou que o ser humano é maior que suas transgressões, daí oferecer ao apenado um local digno para ele cumprir com dignidade a pena a ele aplicada. “Humanizar o cárcere em Belo Horizonte é um grande desafio, mas com união dos segmentos que apóiam o método Apac vamos realizá-lo”.

 

Antes de ser eleito vereador, Marcelo Aro já atua como voluntário das unidades apaqueanas de Nova Lima e Santa Luzia. Ele conheceu a Apac por meio da Pastoral Carcerária da Paróquia Nossa Senhora Rainha, no bairro Belvedere. A proximidade com o método e filosofia apaqueana, fez com que incluísse em suas propostas como vereador, o projeto de implantação da Apac masculina em BH,

 

Quatro unidades

 

O coordenador executivo do Programa Novos Rumos do TJMG, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, sustenta que só é possível implantar e desenvolver uma Apac com a participação voluntária e efetiva da comunidade e segmentos organizados da capital mineira. “A ideia é criar quatro unidades de Apacs masculinas, em regiões distintas de BH”.

 

O corregedor-geral de Justiça do TJMG, desembargador Audebert Delage, também defendeu a implantação da Apac masculina em Belo Horizonte. O magistrado sustentou a ideia de reinserção na sociedade daquele apenado que, por um deslize, cometeu um delito, mas que merece, após pagar por seu erro, uma nova chance de conviver em harmonia com seus semelhantes.

 

O coordenador do Programa Novos Rumos no TJMG, desembargador Jarbas Ladeira, defendeu a importância da humanização da pena. “A valorização do ser humano vai diminuir a reincidência”.

 

Clique aqui para mais informações sobre o Programa Novo e o método Apac.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Unidade Goiás – Tel. 3237-6551 - ascom@tjmg.jus.br


Compartilhar:
  Email




Voltar
COMPARTILHE A NOTÍCIA POR EMAIL X


Novos Rumos realiza audiência para implantação de Apac masculina em BH

Seu nome 
Seu email 
Nome do amigo 
Email do amigo 
Sua mensagem 

Escreva o código